Escrito por yudith Diaz Gazán
Havana, 10 jan (Prensa Latina)
Os estudantes da Universidade do Oriente prestam hoje homenagem ao insigne lutador cubano Julio Antonio Mella, no 81o aniversário de seu assassinato no México por ordens do então ditador em Cuba Gerardo Machado.
No ato, a Federação Estudantil Universitária (FEU), fundada por Mella em dezembro de 1922, entregou ao segundo centro de ensino superior mais antigo do país a réplica da máscara mortuária do herói.
Segundo um release da Agência de Informação Nacional, neste domingo 40 jovens de Granma, no oriente cubano, chegarão ao alto do Pico Mella, na Sierra Maestra, enquanto que na capital os estudantes honrarão o líder no Memorial que guarda suas cinzas, ao pé de La Colina Universitária.
Se constituírá o Conselho Provincial da FEU em Havana e se realizará a primeira guarda de honra em homenagem ao fundador do primeiro partido marxista-leninista nesta nação.
Um encontro com a história no Salão dos Mártires da Universidade de Havana iniciará a jornada José Martí e Mella: tradição anti-imperialista, previsto para ocorrer até o dia 28 de janeiro, data do nascimento de Martí, Herói Nacional de Cuba.
Ontem, Mella foi honrado diante da tarja que recorda, no porto de Cienfuegos, sua saída para o exílio em 1926, enquanto que na próxima segunda-feira na cidade de Matanzas, no ocidente da ilha, terá lugar a peregrinação desde a Praça da Liberdade até o parque que leva seu nome.
tgj/ydg/cc
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário