sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mais médicos cubanos atendem vítimas haitianas do terremoto

Havana, 15 jan (Prensa Latina)


Um reforço de 60 integrantes do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemias de Cuba Henry Reeve atendem hoje no Haiti as vítimas do terremoto da terça-feira passada.



Essa força, com experiência na China, Paquistão, Guatemala, Indonésia e Bolívia, somou-se aos 344 colaboradores cubanos da saúde que se encontravam na nação caribenha antes do terremoto de sete graus na escala aberta de Ritcher.



Como parte da ajuda solidária a um dos países mais pobres do mundo, agora fortemente açoitado pela natureza, o governo de Havana enviou medicamentos, bolsas de soro e plasma, alimentos e provisões.



Várias notícias de meios de comunicação indicam que os médicos cubanos atenderam a cerca de dois mil pacientes, e realizaram 111 intervenções maiores e 60 cirurgias menores em um improvisado hospital de campanha.



Entrevistados pela televisão deste país, diferentes colaboradores qualificaram de muito crítica a situação no Haiti e ratificaram a disposição de trabalhar sem descanso para aliviar a dor de um povo sofrido.



Os três lesionados cubanos, um deles em estado grave e que era atendido por seus compatriotas em Porto Príncipe, já estão em sua nação natal.



ocs/dsa/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário