sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

África e América do Sul instalarão secretaria permanente em março

Miguel Lozano

Caracas, 26 fev (Prensa Latina)


A secretaria permanente do foro América do Sul-África (ASA) será instalada no próximo 10 de março em Ilha Margarita, Venezuela, anunciou hoje o vice chanceler do país sul-americano Reinaldo Bolívar.

Em declarações a Prensa Latina, Bolívar recordou que a instituição foi criada pela II Cúpula ASA no passado ano em Ilha Margarita como parte dos avanços institucionais do foro.

Esta secretaria subordinada à Mesa Estratégica Presidencial de foro para dar seguimento aos acordos de cooperação e estará conformada por oito comitês correspondentes às áreas de colaboração identificadas.

A magnitude da cooperação abarca economia, comércio, saúde; educação e cultura; investimentos e turismo; infra-estrutura, energia e mineração: agricultura e recursos hídricos e ciência e tecnologia, entre outros.

Bolívar ressaltou a importância do mecanismo para o foro de cooperação ASA, nascido em 2006 em Abuja, Nigéria, com a perspectiva de converter-se em espaço de intercâmbio e cooperação.

Informou que nessa primeira cúpula se identificaram as áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Cultura, Energia, Ciência e Ambiente e em 2009 se centrou em temas de Agricultura e Energia, ante a crise alimentar e econômica que vive o mundo.

Na opinião do vice chanceler, longe de ser um obstáculo, a crise deve servir para impulsionar a cooperação em áreas como a agricultura a partir da valorização que África e América do Sul têm potencial para dar de comer a sua população e exportar.

O potencial bi-regional, apontou, abarca a energia, não só de hidrocarbonetos mas também outras fontes e a mineração com a África como primeiro continente mineiro em mineração.

O foro de cooperação América do Sul África, apontou Bolívar, aterrissou em Margarita, com propostas mais concretas inclusive na área da institucionalidade como a criação da Mesa Estratégica Presidencial com uma função executiva. Como coordenadores regionais da mesa foram selecionados Nigéria e Líbia, bem como a União Africana, enquanto por América do Sul Venezuela, Brasil e a União de Nações do Sul (UNASUL).

Ao mesmo tempo a mesa dotou-se de uma Secretaria Permanente para garantir o cumprimento dos acordos, reuniões de áreas ministeriais e a elaboração de uma agenda 2010-2020 para a África e América do Sul.

Essa agenda, que começará a ser desenhada no primeiro trimestre do ano, apontou Bolívar, busca o desenvolvimento multissetorial que possa dar bem-estar às populações dos países membros do foro.

arc/ml/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário