Quito, 26 fev (Prensa Latina)
A VI Reunião do Conselho de Altos Servidores públicos, preparatória da Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA), realiza a partir de hoje em um hotel capitalino para preparar a agenda dos mandatários em Lima no ano próximo.
Este encontro realiza-se com fundamento na "Declaração de Doha", que afirma que o Conselho de Altos Servidores públicos se reúne a cada seis meses, integrado pelos Coordenadores Nacionais dos pontos focales da cada estado membro.
Na reunião que conclui amanhã participam Equador, país anfitrião; Brasil, coordenador dos Países de América do Sul; Qatar, presidência de Turno da liga Árabe; Egito, secretaria da liga Árabe; e Peru, sede da III Cúpula de ambas regiões.
Além do mais, conta com representantes dos 12 países membros da União de Nações Sul-americanas (UNASUR), e de 22 países membros da liga Árabe.
A Agenda desta IV Reunião do Conselho está dividida em seis blocos que refletem as áreas de cooperação: Econômica, Científica e Tecnológica, Ambiental, Cultural e Educativa, Social e Mecanismos de Seguimento.
Uma resolução final sobre os temas antes mencionados se fará pública amanhã sábado quando seja aprovado o documento por todos os países membros.
As reuniões Cúpulas da América do Sul-Países Árabes (ASPA) têm o objetivo de impulsionar o intercâmbio econômico e comercial entre os países da liga Árabe e a Unasul , além de buscar pontos de convergência em temas políticos de importância mundial.
A primeira cúpula ASPA teve lugar em Brasília, em maio de 2005; o segundo encontro de mandatários realizou-se em março de 2009 em Doha, Qatar,; e o terceiro encontro está previsto para Lima, Peru, em 2011.
mgt/prl/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário