domingo, 21 de fevereiro de 2010

Presidente boliviano prestará homenagem a Benito Juárez no México

México, 21 fev (Prensa Latina)


O presidente da Bolívia, Evo Morales, começará hoje sua visita oficial a este país com uma homenagem ao insigne mexicano Benito Juárez, onde assistirá à cúpula pela unidade da América Latina e do Caribe.



O visitante levará uma oferenda floral no Hemiciclo a Juárez, onde realizará uma guarda de honra pelo Benemérito das Américas.



Segundo confirmou a embaixada do país andino, Morales receberá neste domingo a Chave da Cidade das mãos do chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, e será declarado Hóspede Distinto da Cidade do México.



Durante a tarde o líder boliviano participará em um ato político-cultural de boas-vindas na localidade de Coyoacán, no sul da capital, onde se espera a reunião de milhares de indígenas e integrantes de organizações sociais.



Comitês de solidariedade, setores populares, universitários e da esquerda mexicana também anunciaram sua presença.



Representantes dos 54 povos originários do México oficializarão um ritual pré-cortesiano de consagração como o Tlatoani, dignidade equivalente ao chefe maior, e ratificarão a Evo sua qualidade de Guia Moral das nações originárias da América Latina, informou a representação diplomática boliviana.



Este título foi concedido ao presidente aymara em 21 de janeiro passado em Tiwanacu, Bolívia, por delegados indígenas de 14 países da região, um dia antes do segundo mandato presidencial de Morales começar por cinco anos.



No amanhecer da segunda-feira, o chefe de Estado viajará a Cancún, Quintana Roo, para intervir na Cúpula do Grupo do Rio, concebida como outro passo importante na integração latino-americana e caribenha.



arc/mjm/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário