domingo, 21 de fevereiro de 2010

Notável movimento de diplomatas em torno da Cúpula do Rio

Cancún, México, 19 fev (Prensa Latina)


O movimento de diplomatas em torno da Cúpula do Grupo do Rio neste balneário mexicano, faz-se notável hoje em vários hotéis da Rivera Maya, onde trabalham nos preparativos da reunião.



Avançadas das delegações dos países que estarão representados na reunião deste grupo de acordo política da América Latina e as Caraíbas, trabalham na preparação dos documentos a apresentar na reunião de chanceleres de amanhã.



Esse encontro de ministros do Exterior deixará aberto o caminho à Cúpula presidencial que arranca no domingo e se estenderá até a terça-feira da próxima semana.



Diversos meios informativos da Península de Yucatán e outros da capital mexicana destacam as medidas de segurança que começam a se adotar em todo o litoral pela estrada Cancún-Tulum, rumo a Praça do Carmen, neste caribenho estado de Quintana Roo.



O Diário de Yucatán afirma em seu serviço digital que dois mil elementos da polícia e o exercito participarão na operação de segurança de proteção à Cúpula.



Acrescenta que inclusive já esta ancorado um barco interceptor em frente ao clube de golf "El Camaleón", enquanto outras unidades da Armada custodiam a costa desde Cancún a Ponta venado, incluída as ilhas Mujeres e Cozumel.



Enquanto, Milênio diário ressalta em um despacho de seu serviço noticioso na Internet que a Cúpula do Rio poderia se converter agora no México em um bloco alterno à OEA, sem os Estados Unidos e Canadá.



A respeito, esse rotativo cita fontes diplomáticas quanto ao que se deu em chamar A Cúpula da Unidade da América Latina e as Caraíbas, a qual buscará um novo equilíbrio político regional.



Acrescenta Milênio que se aspira a um novo bloco com o peso e proporções da Organização de Estados Americanos, mas sem os Estados Unidos e Canadá, que tradicionalmente têm utilizado à OEA para seus interesses.



Por sua vez, o governador de Quintana Roo, Félix Gonzalez Canto, transmitiu uma mensagem à imprensa no que saúda a iminente presença dos representantes de 23 nações da América Latina e outros 14 das Caraíbas.



lma/fa/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário