segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Afirmam que EUA interferem em assuntos políticos bolivianos

La Paz, 22 nov (Prensa Latina)

O vice-presidente boliviano, Álvaro García, assegurou que os Estados Unidos interferem em assuntos políticos bolivianos e que por isso o Governo mantém distância com respeito ao logro de um acordo marco para estabelecer embaixadores entre ambos os países.



García, citado hoje pelo jornal La Prensa, manifestou que Washington segue uma política embaixo do tapete, movendo andares políticos.


"Enquanto mantenham essa atitude de interferência política na Bolívia terão uma resposta contundente. Esta sã e soberana distância é o mínimo que podemos fazer como país que se respeita a si próprio", manifestou o vice-presidente.

Afirmou que a nova administração da Casa Branca não tem mudado sua ingerência em assuntos bolivianos, o que, assinalou, dificulta o estabelecimento de boas relações".


Os vínculos entre os dois países entraram em crise quando em setembro de 2008, o presidente boliviano Evo Morales decidiu expulsar ao embaixador estadunidense, Phillip Goldberg, sob acusação de conspiração.

Ato seguido, a administração do então presidente George W. Bush despediu ao embaixador boliviano Gustavo Guzmán e suspendeu à nação sul-americana da lei de preferências tarifárias para os países andinos (ATPDEA).


A inícios deste mês, o chanceler do Estado andino, David Choquehuanca, reuniu-se em Washington com a subsecretária para a Democracia e Assuntos Internacionais do Departamento de Estado, María Otero, e determinaram que o acordo marco seria assinado no final de novembro.



lma/por/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário