quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chanceler equatoriano representará a Correa na Cúpula Amazônica

Quito, 26 nov (Prensa Latina) O chanceler equatoriano, Fander Falconí, participará hoje em representação do presidente Rafael Correa na Cúpula de Países Amazônicos sobre mudança climática, que se realiza nesta quinta-feira em Manaus, Brasil.



Correa encontra-se no Reino da Bélgica, onde cumprirá uma intensa agenda durante sua visita oficial de dois dias a esse país europeu.



Na reunião de Manaus participam os presidentes dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e que compartilham a Bacia Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guyana, Peru, Suriname e Venezuela.



Esta organização foi criada em 1998, mediante a Emenda ao Tratado de Cooperação Amazônica assinado em 1978, a fim de fortalecer institucionalmente o processo de cooperação nessa subregião.



O objetivo do encontro na cidade brasileira é unificar posições dos países membros, com vistas à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática que será realizada em Copenhague, na Dinamarca, nos dias 8 e 9 de dezembro próximos.



Segundo informou a Chancelaria equatoriana, em Manaus serão debatidos temas relativos ao fortalecimento do organismo de integração amazônica, como é atribuir à OTCA um papel renovado e preparar uma nova agenda estratégica de redução de assimetrias.



Isto inclui, adotar alternativas econômicas complementares e solidárias para o aproveitamento sustentável e racional da biodiversidade e outros recursos amazônicos, e o fortalecimento da Secretaria Permanente e das Comissões Nacionais.



A Secretaria Geral da OTCA é ocupada pelo embaixador peruano Manuel Picasso, a máxima instância decisória dessa entidade é a Reunião de Ministros de Relações Exteriores, apoiado pelo Conselho de Cooperação Amazônica (CCA), com servidores públicos das Chancelarias.



lma/prl/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário