segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nicarágua: ampla repercussão de marcha de apoio ao governo

Manágua, 22 nov (Prensa Latina)


Meios de imprensa nicaragüenses destacam hoje a marcha de apoio ao governo do presidente Daniel Ortega calculada por alguns em 350 mil pessoas.

Depois de uma semana de preparativos, incertezas e predições apocalípticas de ações de violência por parte da oposição liberal, ontem tanto sandinistas como liberais saíram às ruas para provar seu músculo popular.

Uma multidão de mais de 350 mil nicaragüenses celebrou com desborde de alegria e confirmando a vitória sandinista de novembro de 2008 nas eleições municipais e as vitórias que tem atingido o país, reportou a Rádio La Primerísima.

A emissora informou sobre a grande multidão de seguidores da Frente Sandinista, "enquanto os grupos da direita se manifestavam contra o Governo, com apenas uns sete mil participantes, de acordo com estimativas da Polícia Nacional".


Tal multidão não havia sido vista em Manágua senão em campanhas eleitorais, e de acordo com os participantes, sua presença tem sido a ratificação do povo na esperança de manter a paz e uma melhoria econômica pese à crise financeira do capitalismo mundial, agrega.


Enquanto meios afins à oposição como El Nuevo Diário e La Prensa tratam de diminuir a importância do triunfo da formação sandinista e destacam as mensagens que o povo não acompanhou ontem.

A suposta fraude eleitoral em novembro de 2008 desvirtuada pela justiça do país e a negativa à possibilidade de que o povo reeleja aos seus candidatos de maneira contínua, são algumas das demandas que tratam de levantar as páginas dos meios opositores.

Enquanto isso, a capital volta à normalidade e já não se escutam as explosões de fogos de artifício e outros pirotécnicos, dando passo ao barulho e à esperança dos comerciantes de fazer uma boa venda de Natal e o pagamento do décimo terceiro que já começou no país.

lma/lb/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário