quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Países amazônicos discutem postura comum sobre mudança climática

Brasília, 26 nov (Prensa Latina)


Os presidentes, ou seus representantes, das oito nações amazônicas, mais a França, debaterão hoje em Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, uma postura comum para a conferência de Copenhague sobre Mudança Climática.



Convocada pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião já anunciaram sua ausência os presidentes do Equador, Rafael Correa, que se encontra na Bélgica, e da Colômbia, Álvaro Uribe, por problemas de saúde.



Lula lidera uma postura internacional a fim de conseguir um compromisso sério das nações desenvolvidas e das em via de desenvolvimento para diminuir consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa, culpadas do aquecimento global.



Há duas semanas, o governo brasileiro expressou seu compromisso de reduzir entre 36,1 e 38,9 por cento suas emissões de gases de efeito estufa, para isto diminuirá em 80 por cento o desmatamento na Amazônia. Com isso deixará de liberar anualmente na atmosfera 580 toneladas de gás carbônico.



Em coletiva de imprensa sobre esse encontro, o porta-voz da presidência brasileira, Marcelo Baumbach, sustentou que Lula "espera que da reunião de Manaus resulte uma mensagem forte, com expressão clara dos pontos de convergência e em um consenso básico sobre as negociações de Copenhague, com ênfase nos temas de redução de emissões, adaptação, financiamento e tecnologia".



Baumbach indicou que a reunião das nações amazônicas (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guyana, Peru, Suriname e Venezuela) mais a França oferecerá uma oportunidade inovadora para a coordenação e o reforço das posições comuns dos países da região para a Conferência de Copenhague, a se efetuar em dezembro.



O Brasil considera essencial que a região amazônica participe na capital dinamarquesa de maneira cooperativa e convergente, assinalou o porta-voz e para isso se espera que o grupo e a França possam apresentar uma mensagem ambiciosa sobre os temas de maior relevância para a Floresta Amazônica.



A Amazônia é o maior dos ecossistemas terrestres, com um papel fundamental na sustentabilidade climática do Planeta.



Baumbach apontou que o combate à mudança climática exige um esforço global de redução das emissões, que respeite as responsabilidades e condições diferentes dos países desenvolvidos e dos em via de desenvolvimento.



lma/ale/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário