domingo, 22 de novembro de 2009

Denuncia Cuba caráter belicista de globalização capitalista

Lima, 20 nov (Prensa Latina)

O caráter belicista da globalização neoliberal capitalista denunciou hoje aqui Saimara LLamare Galano, representante da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) na I Conferência Internacional da Juventude Sindicalista.




A delegada cubana fez uma exposição sobre a geopolítica mundial, o papel do imperialismo e as lutas nacionais na que denunciou a guerra e a proliferação das bases militares como instrumentos de dominação.



Afirmou que a globalização é uma realidade objetiva, mas não deve confundir com a mensagem globalizador neoliberal, que pretende converter em uma fase do capitalismo de caráter, apontada por suas matrizes militaristas e a falsa política de guerra contra o terrorismo".



O guerreirismo que praticam os Estados Unidos e seus aliados apontam a reprimir o antimperialismo e as lutas sociais em defesa dos recursos naturais, a soberania nacional e o meio ambiente, advertiu.



A jovem sindicalista referiu-se também aos males da globalização neoliberal que se traduz, sobretudo nos países subdesenvolvidos em maior pobreza, marginalização e desintegração social.



O neoliberalismo, segundo disse, tem dado lugar à atual crise econômica capitalista e à depredação do meio ambiente e suas graves consequências para a humanidade.



Esse panorama justifica a necessidade de intensificar a luta social em defesa dos interesses e direitos dos povos e o movimento sindical deve cumprir nesta batalha um papel de vanguarda, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário