Lima, 20 nov (Prensa Latina)
O caráter belicista da globalização neoliberal capitalista denunciou hoje aqui Saimara LLamare Galano, representante da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) na I Conferência Internacional da Juventude Sindicalista.
A delegada cubana fez uma exposição sobre a geopolítica mundial, o papel do imperialismo e as lutas nacionais na que denunciou a guerra e a proliferação das bases militares como instrumentos de dominação.
Afirmou que a globalização é uma realidade objetiva, mas não deve confundir com a mensagem globalizador neoliberal, que pretende converter em uma fase do capitalismo de caráter, apontada por suas matrizes militaristas e a falsa política de guerra contra o terrorismo".
O guerreirismo que praticam os Estados Unidos e seus aliados apontam a reprimir o antimperialismo e as lutas sociais em defesa dos recursos naturais, a soberania nacional e o meio ambiente, advertiu.
A jovem sindicalista referiu-se também aos males da globalização neoliberal que se traduz, sobretudo nos países subdesenvolvidos em maior pobreza, marginalização e desintegração social.
O neoliberalismo, segundo disse, tem dado lugar à atual crise econômica capitalista e à depredação do meio ambiente e suas graves consequências para a humanidade.
Esse panorama justifica a necessidade de intensificar a luta social em defesa dos interesses e direitos dos povos e o movimento sindical deve cumprir nesta batalha um papel de vanguarda, alertou.
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário