quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Presidente palestino na Venezuela como parte do giro na América do Sul

Caracas, 26 nov (Prensa Latina)


 O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chega hoje à Venezuela como parte de seu giro na América do Sul para buscar apoio internacional ao reconhecimento de um estado independente.



Ontem, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou a chegada do dirigente, que antes visitou o Brasil, a Argentina e o Chile.



Abbas e Chávez preveem reunir-se amanhã, dia que o líder da ANP pode também dialogar com parlamentares, diplomatas de países árabes e jornalistas, como fez em suas escalas anteriores.



Durante seu percurso pela região, o político de 74 anos criticou a falta de ação do presidente estadunidense, Barack Obama, apesar de seu compromisso de impulsionar a paz com Israel e o estabelecimento de um estado palestino.



Por agora não está fazendo nada, espero que no futuro tenha um papel mais importante, advertiu em uma entrevista concedida em Buenos Aires ao diário argentino Clarín.



Abbas também insistiu na necessidade de que Tel Aviv suspenda a construção de assentamentos judeus em território palestino, como condição indispensável para falar de paz.



Outra demanda do dirigente da ANP é a volta às fronteiras de 1967, as quais são já uma concessão frente ao expansionismo israelense, materializado depois de três guerras e inúmeras escaramuças.



asg/wmr/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário