quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Energia nuclear espera aprovação de parlamento do Vietnã

Por Susana Ugarte Costumar




Hanoi, 25 nov (Prensa Latina) Uma grande expectativa gera hoje aqui a decisão final do parlamento vietnamita sobre a opção nuclear entre as pautas dirigidas a encarar a crescente demanda energética do país.



O tema emerge como principal do parlamento nesta última semana de deliberações da Assembleia Nacional e cada qual, especialistas, meios de comunicação locais e estrangeiros, servidores públicos oficiais e deputados valorizam essa perspectiva.



Uma recente conferência organizada pelo governo concluiu que a energia nuclear é a melhor variante para produzir eletricidade no país com vistas a 2020.



Segundo afirmou-se nesse encontro, os fornecimentos de petróleo e gás podem acabar em 10 anos e as fontes hidráulicas estão ao máximo de exploração.



Os projetos da planta atômica de Ninh Thuan e da hidroelétrica de Lai Chau, por estes dias sob análise do legislativo, ocuparam bom espaço na discussão.



Sobre a central nuclear, os participantes coincidiram em valorizar que se trata de um plano que permitiria ao Vietnã desenvolver esse tipo de energia limpa com fins pacíficos, mas, isso sim, o critério atingido sublinhou o imperativo de garantir sua segurança e eficiência.



A instalação de Lai Chau, disseram, não só seiria importante fonte energética, mas também ao mesmo tempo na temporada de seca forneceria água do Rio Vermelho e impulsionaria o avanço de intrincadas províncias montanhosas do noroeste.



A comissão parlamentar responsável do tema estima que a opção nuclear poderia responder até aos 30 por cento das necessidades em meados deste século.



O presidente da Comissão nacional de Segurança Nuclear, Pham Duy Hien, esclareceu que não se pode olhar para essa alternativa como se fosse um automóvel novo e o comprar.



Especialistas da Associação de Ciência e Tecnologia opinaram que se deve começar com apenas uma central, e a administração prevê contar com esse fornecimento para 2025.



Outra preocupação de especialistas e deputados é com respeito aos lixos nucleares.



A demanda de eletricidade cresce a um ritmo de 15 por cento por ano na medida em que a nação experimenta um florescimento econômico.



O Vietnã possui grandes reservas de hidrocarbonetos, mas apenas uma grande refinaria, e uma eventual maior exploração das minas de carvão atenta contra a produção de arroz, enquanto a hidroenergia encerra sérios riscos ambientais com a crescente construção de embalses.



Para alguns especialistas o governo deve insistir mais na eficiência energética de conjunto, enquanto legisladores chamam a caminhar passo a passo.



O projeto oficial contempla reatores em dois lugares com uma capacidade total de quatro mil megawatts, a um custo de 11 a 18 bilhões de dólares. Sendo aprovado, iniciará em 2014 para sua exploração comercial em 2020.



No meio desses debates, numerosos países: França, Japão, Rússia, China e com menor alcance Estados Unidos e Coreia do Sul, têm expressado interesse em assumir um papel no desenvolvimento dessa indústria vietnamita.



lma/sus/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário