quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Venezuela doa materiais para deficientes na Bolívia

La Paz, 25 nov (Prensa Latina) O governo venezuelano entregou uma doação de oito toneladas de materiais para as pessoas com deficiência na Bolívia, como parte da Missão Solidária Moto Méndez, informou o ministro de Saúde, Ramiro Tapia.




De acordo com o titular, citado hoje pelo jornal Cambio, foi recebido um carregamento de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, colchões e bengalas, que serão entregues na cidade de El Alto, do departamento de La Paz, onde médicos cubanos e bolivianos realizam um estudo clínico-genético a pessoas com limitações físicas e mentais.



Tapia agradeceu o gesto solidário do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que no passado 13 de novembro envio uma primeira partida de 12 toneladas de utensílios.



Esclareceu que esses materiais são entregues às pessoas com deficiência do Plano Três Mil da cidade de Santa Cruz e em Orinoca, departamento de Oruro.



Nos próximos dias se desenvolverá o mesmo trabalho em El Alto e na população de Viacha aos deficientes que foram quantificados e atendidos pelas Brigadas Solidárias.



"Têm-se registrados todos os dados dessas pessoas em regiões dos três departamentos. O material se entregará casa por casa", afirmou Tapia.



Segundo o ministro, a doação é resultado da cooperação da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).



Recordou que as equipes médicas que intervêm no estudo são multi-disciplinários porque estão conformados por especialistas em genética, medicina geral, psicopedagogia, neurofisiologia, neuro-pediatria, otorrinolaringologia, psicologia, entre outras especialidades.



Em 2010, Bolívia contará com um registro confiável sobre o número de deficientes, e se gestarão políticas para inserir na sociedade através de educação e emprego.



rc/por/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário