La Paz, 25 nov (Prensa Latina) O governo boliviano, através do Ministério de Educação, implementa um novo plano de ensino que inclua a diversidade cultural do país, conhecimentos ancestrais e saberes dos povos.
Segundo o chefe da Unidade de Políticas Intra-Intercultural e Plurilíngüe, Wálter Gutiérrez, citado hoje pelo jornal Cambio, o projeto foi apresentado no Simpósio Internacional de Educação Intercultural dos Povos do Abya Yala (América), que acontece nesta cidade.
O objetivo é formar estudantes com uma visão descolonizadora, que revalorizem a sabedoria ancestral, os conhecimentos e a cultura que se expressa nas 36 etnias existentes na Bolívia, sublinhou Gutiérrez.
Afirmou que esse plano de educação inclusiva se encontra marcado na nova Constituição Política do Estado.
Na atualidade, autoridades do setor discutem uma nova regulamentação de ensino denominada Lei Avelino Siñani-Elizardo Pérez, que introduz mudanças fundamentais na educação, como a interculturalidade como instrumento de harmonia e equilíbrio entre os povos.
Com respeito a regulamento legal internacional em termos de interculturalidade e plurilingüismo, conta-se com o Convênio 169 sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes, que rege como lei na Bolívia.
Também, está vigente como código do Estado Plurinacional a Declaração das Nações Unidas sobre Direitos dos Povos Originários, aprovada o 13 de setembro de 2007.
rc/por/dcp
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
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*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
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