quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Putin analisará tema energético em visita à França

Moscou, 26 nov (Prensa Latina) O premiê russo, Vladimir Putin, viaja hoje a Paris, onde analisará o tema energético, a celebração do ano da França em seu país e assistirá à assinatura de uma vintena de acordos.




Como parte de sua visita de trabalho de dois dias, Putin será recebido este dia por seu similar, Francois Fillon, com quem sustentará amanhã um encontro privado na primeira hora, antes de participar na XIV sessão da comissão mista franco-russa.



O tema energético, o fornecimento de combustíveis, projetos econômicos conjuntos e a flexibilização do regime de visto centrarão a sessão no Castillo de Rambulle, indicou o substituto do porta-voz do Governo russo, Yuri Ushakov.



A reunião a portas fechadas de Putin e Fillon pode abordar a situação em torno do programa nuclear iraniano e a possível aquisição pela Rússia de um porta-helicópteros francês do tipo Mistral, um acordo calculado em uns 900 milhões de euros, comentou Ushakov.



Putin também sustentará uma reunião com empresários de ambos os estados, incluído o proprietário da Renault, Vikor Vekselberg, o presidente de Bneshekonmbank (VEB), Vldimir Dmitrov, da Gazprom, Alexander Miller, e da Rostejnologia, Serguei Chemezov, entre outros.



Ambas as partes assinarão 25 acordos de diferentes tipos, incluído um memorando de intenção entre o consórcio francês Renault e a companhia automotriz russa AvtoBaz, para a reestruturação dessa empresa nacional.



Desta forma, Gazprom e Electricite De France (EDF) assinarão um memorando de cooperação, que poderia envolver essa empresa francesa no projeto do gasoduto Torrente Sul para levar esse combustível do Mar Cáspio até a Europa.



Durante as conversas bilaterais também serão abordadas a preparação para a celebração em 2010 do ano da França na Rússia, no marco em que serão desenvolvidas mais de 400 atividades.



Fontes do Governo recordam que na Rússia funcionam cerca de 450 empresas com capital francês.



Acompanham Putin os vice-primeiro-ministros Igor Sechin e Alexander Zhukov, a titular de Desenvolvimento Econômico, Elvira Nabiullina, de Transporte, Igor Levitin, e de Cultura, Alexander Avdeev, entre outros.



rc/to/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário