quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Brasil e Suécia avaliarão aplicação de aliança estratégica

Brasília, 11 fev (Prensa Latina)


Os chanceleres do Brasil, Celso Amorim, e da Suécia, Carl Bildt, avaliarão hoje aqui a aplicação do Plano de Ação da Aliança Estratégica entre os dois países.

Esse instrumento bilateral foi assinado durante a visita realizada pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2009.

Amorim e Bildt deverão analisar em particular a cooperação nas áreas econômico-comercial, cientista-tecnológica e de bioenergia, bem como vistoriarão aos temas regionais e mundiais de interesse comum, informa uma nota da imprensa do Ministério de Relações Exteriores.

Os dois chanceleres falarão também sobre os preparativos da visita a Brasil do Casal Real da Suécia, prevista para finais de março próximo.

Bildt, que iniciou sua visita nesta quarta-feira em São Paulo, onde visitou a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. e ditou uma conferência na Câmera de Comércio sueco-brasileira sobre as possibilidades de ampliação e diversificação dos fluxos de comércio e investimentos bilaterais.

A empresa sueca SAAB, com seu avião Grippen, é uma das três concursantes para vender-lhe 36 caças de combate ao Brasil. As outras duas empresas são a francesa Dassault, com o Raphael, e a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet.

O chanceler sueco, que viaja acompanhado de sua esposa, a deputada Anna Maria Corazza, integrante do Parlamento Europeu, e pelo vice-ministro Gunnar Wieslander, estará manhã no Rio de Janeiro.

A nota da chancelaria brasileira aponta que o comércio bilateral aumentou 144 por cento entre 2003 e 2008, ao passar de 928 milhões de dólares no primeiro ano mencionado para dois bilhões 280 milhões no segundo.

Assim destaca que Suécia é um dos mais importantes investidores no Brasil, e que umas 200 empresas dessa nação europeia estão instaladas neste país sul-americano e geram uns 50 mil empregos.

rc/ale/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário