segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Destacam o Frente Amplio uruguaio para construir sociedade melhor

Montevidéu, 7 fev (Prensa Latina)


O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, assegurou que o governante Frente Amplio (FA) é "uma ferramenta para construir uma sociedade melhor, ao se realizar aqui o 39º aniversário dessa força política.



Mujica, citado hoje pelo jornal La República, assinalou que tinha que governar para todos porque o FA "não é um instrumento de ódio senão um compromisso organizado para construir uma sociedade melhor".



"Mas para uma força política que leva tantos anos buscando a mudança social, um aniversário é também para pensar qual é nossa causa, quais nossas cores, quais nossas bandeiras, qual é nosso compromisso", enfatizou.



Mujica disse que "39 anos são apenas um momento na história da esquerda no mundo" e assinalou "a humanidade sempre teve um pé conservador, porque a espécie humana não suporta uma mudança depois de outra, mas o conservador se transforma em reacionário e começam as mudanças".



Ante a perspectiva de um segundo período de governo da esquerda, Mujica alertou que "não se pode governar sem um sentido da responsabilidade que compatibilize os princípios com a realidade". "A história do Frente Amplio ensinou-nos que os grandes homens passam, mas as causas permanecem", destacou Mujica de acordo com a fonte.



Na cerimônia, realizada no Prado, na capital, falaram também Jorge Brovetto, presidente do FA; o futuro vice-presidente do país, Danilo Asdtori, bem como Ana Olivera e Marcos Carámbula, candidatos às Intendências de Montevidéu e Canelones, respectivamente.



A comemoração aconteceu com espetáculos artísticos e atividades similares à de Montevidéu foram realizadas em todo o interior do país.



Os atos também inscreveram-se na campanha pelas eleições municipais que serão realizadas em maio para eleger os 19 Intendentes do Uruguai.



lma/wap/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário