sábado, 13 de fevereiro de 2010

Yanukovich distante de ingresso ucraniano à OTAN

Moscou, 13 fev (Prensa Latina)


O vencedor das eleições presidenciais ucranianas, Viktor Yanukovich, negou a possibilidade de analisar hoje o possível ingresso de seu país à Organização do Tratado de Atlântico Norte (OTAN).

Em uma entrevista difundida pelo canal russo Primeiro, Yanukovich assinala que Kiev está interessada num sistema de segurança coletiva na Europa.

"Apoiamos a iniciativa do mandatário russo, Dmitri Medvedev, em sua proposta de assinar um acordo para conciliar um sistema de segurança europeu", declarou Yanukovich, quem recorda que a proposta também foi respaldada pelo chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy.

Depois de ser anunciado o resultado extra-oficial das eleições de domingo, nas quais conseguiu 48,95 por cento dos votos, o também líder do Partido das Regiões (PR) se pronunciou pela promoção da cooperação com a aliança atlântica.

No entanto, esclareceu que o assunto da entrada da Ucrânia ao pacto do Atlântico Norte deverá ser decidido em um referendo, diferentemente da mais categórica rejeição a essa possibilidade esboçada na campanha eleitoral, durante a qual se pronunciou por um país fora de blocos militares.

Ontem, o secretário geral da OTAN, Anders Foghs Rasmusssen, felicitou ao dirigente do PR por sua vitória nas eleições presidenciais, às quais qualificou de transparentes e democráticas, bem como de exemplares para a região.

O apoio expressado por Rasmussen é visto aqui como um respaldo ao dirigente do PR diante das intenções da primeira ministra Yulia Timoshenko, sua rival no segundo turno presidencial, de pôr em dúvida a legitimidade das eleições e levar o caso aos tribunais.

Mas Timoshenko, com 45,47 pontos nas eleições, evitou nos últimos dias contatos diretos com a imprensa, sobretudo, depois que a missão de observadores internacionais europeus deu um bom parecer ao processo eleitoral.

lgo/to/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário