terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Diminui desemprego na Bolívia

La Paz, 9 fev (Prensa Latina)


Cálculos do governo boliviano confirmam hoje que a taxa de desemprego se reduziu de sete por cento a 6,7 no passado ano.

De acordo com a ministra de Planejamento do Desenvolvimento, Elba Caro, o novo modelo econômico que implantou o Executivo de 2006 a 2009 se vê refletido nas melhoras registradas nos indicadores de pobreza, de cobertura de serviços e o crescimento econômico.

Segundo a autoridade, que assistiu à apresentação da Pesquisa Trimestral de Emprego (ETE) do Instituto Nacional de Estatística (INE), os dados da Unidade de Análise de Políticas Econômicas e Sociais afirmam que no gerenciamento 2005 a taxa de desemprego chegou a 8,15 por cento.

Também os resultados atuais mostram que o índice de desemprego se deve ao efeito multiplicador do investimento público, mediante a construção de estradas, pontes e moradias, além da contratação de empresas privadas que absorvem grande quantidade de mão de obra.

O INE também conseguiu verificar que aproximadamente 46 por cento das pessoas que se consideram pertencentes a um povo ou etnia originaria estão ocupadas.

A ministra Caro disse que o grupo mais afetado pelo desemprego está conformado pelas pessoas de 18 a 24 anos de idade.

O Estado boliviano registrou os níveis mais baixos na taxa de desemprego nos dois últimos trimestres, situando-se por embaixo de países como Chile, Argentina, Brasil, Equador e Colômbia, agregou.

lgo/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário