sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vítimas de bombas atômicas serão visitantes ilustres de Montevidéu

Montevidéu, 13 fev (Prensa Latina)


O prefeito da capital, Ricardo Ehrlich, declarará hoje "Visitantes ilustres de Montevideo" a dois sobreviventes das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

A cerimônia terá como sede o Teatro Solís e a distinção será entregue a Morita Takashi e Junko Watanabe, sobreviventes dos ataques atômicos estadounidenses contra essas localidades a 6 e 9 de agosto de 1945.

Takashi tinha 21 anos a 6 de agosto do citado ano quando às 8h15 da manhã caiu o artefato nuclear em Hiroshima. Watanabe, por sua vez, contava só com dois anos quando foi destruída Nagazaki três dias depois.

Em 2008, junto a outros três sobrevivientes, pronunciaram um discurso ante a Assembléia Geral da ONU, por um mundo sem armas atômicas.

Ambos chegaram ao porto montevideano a bordo do Barco da Paz (Peace Boat) Organização não Governamental do Japão, que promove a paz, os direitos humanos, o desenvolvimento justo e sustentável e o respeito pelo meio ambiente.

A principal atividade desta ONG gira em torno do grande barco de passageiros, que navega pelo mundo em viagens educativas pela paz e nesta ocasião zarpou a 28 de dezembro em sua viagem 68 em um périplo por 17 cidades em três meses e meio de viagem.

lgo/wap/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário