segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cuba é país amigo e solidário, reconheceu presidente palestino

Cairo, 7 fev (Prensa Latina)


Cuba é um país bonito, mas, sobretudo, muito amigo e solidário, afirmou à Prensa Latina o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, durante um encontro na capital egípcia.



Abbas, que concluiu no sábado dois dias de visita oficial ao Egito, destacou em uma improvisada conversa a postura histórica da revolução cubana para o povo palestino, a favor de sua unidade e do triunfo da causa árabe, em geral.



"Cuba é um país muito bonito, mas, sobretudo, muito amigo e solidário com os palestinos", disse o presidente com gratidão ao conhecer a nacionalidade deste repórter e seu veículo de imprensa, e convidá-lo a posar para uma foto enquanto estendia sua mão.



Minutos antes, Abbas havia recebido em audiência especial as cartas credenciais de três embaixadores concorrentes nos territórios palestinos ocupados por Israel, um dos quais foi o chefe da delegação cubana aqui, Otto Vaillant.



No encontro improvisado com esta agência, o também líder da Organização para a Libertação de Palestina (OLP) relembrou sua primeira visita oficial à nação caribenha, em setembro de 2009, ocasião na qual conheceu lugares de importância turística, cultural e histórica.



Durante a estadia de três dias, Abbas reuniu-se com o presidente cubano, Raúl Castro, autoridades da chancelaria e percorreu lugares emblemáticos da Havana Velha, onde afirmou que sua visita se propunha fortalecer as históricas relações entre os dois povos.



"Estou muito contente de estar aqui. Nossa amizade remonta-se a dezenas de anos nos quais o povo cubano sempre tem estado ao lado do palestino", expressou então o presidente do Comitê Executivo e Comandante Geral da OLP.



Dita organização fundada pelo já desaparecido líder palestino Yasser Arafat tem expressado tradicionalmente sua oposição ao bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba.



Os laços entre Havana e Ramalah, sede da ANP na ocupada Cisjordânia, viveram outro momento de solidez durante a reunião de 14 de janeiro passado entre o primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, e o chanceler palestino, Riad Malki.



Malki, que também esteve presente no encontro com Abbas no Cairo, viajou à ilha e foi portador de uma mensagem do governante para Raúl Castro na qual reconheceu a solidariedade inquebrantável de Cuba com a luta dos palestinos por um Estado independente.



lma/Ucl/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário