Hanói, 11 fev (Prensa Latina)
Uma unidade de sapadores vietnamitas desativou hoje uma bomba de 350 quilos lançada por Estados Unidos há três décadas, e que permanecia sem explodir em uma vila rural.
A exitosa desativação evitou uma tragédia como a ocorrida há três semanas em Dong Tien, quando outra bomba da guerra explodiu em um pátio escolar e feriu a dezenas de crianças pouco antes do recreio.
Os especialista em bombas da província de Quang Ngai vigiaram a bomba descoberta em 30 de janeiro na vila Kim Giao, e depois de 10 dias de trabalho conseguiram anular o perigo.
Estados Unidos lançou 97 milhões de toneladas de explosivos neste país entre 1965 e 1975, e de lá até agora morreram ou foram feridas aproximadamente 104 mil pessoas por artefatos sem detonar.
O governo vietnamita destina a cada anos milhões de dólares à limpeza de campos minados e a busca de projéteis ainda letais.
Os especialistas estimam que levará pelo menos 440 anos e 10 bilhões de dólares remover as bombas que ainda permanecem sem explodir em uma quinta parte do país, a maioria enterradas próximo a meio metro.
Tão somente a província de Quang Tri infectaram 80 por cento de seu território, um problema que atinge a muitos camponeses e desperdiça terreno fértil.
rc/cmv/bj
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário