quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Desativam no Vietnã bomba lançada por EUA durante guerra

Hanói, 11 fev (Prensa Latina)


Uma unidade de sapadores vietnamitas desativou hoje uma bomba de 350 quilos lançada por Estados Unidos há três décadas, e que permanecia sem explodir em uma vila rural.

A exitosa desativação evitou uma tragédia como a ocorrida há três semanas em Dong Tien, quando outra bomba da guerra explodiu em um pátio escolar e feriu a dezenas de crianças pouco antes do recreio.

Os especialista em bombas da província de Quang Ngai vigiaram a bomba descoberta em 30 de janeiro na vila Kim Giao, e depois de 10 dias de trabalho conseguiram anular o perigo.

Estados Unidos lançou 97 milhões de toneladas de explosivos neste país entre 1965 e 1975, e de lá até agora morreram ou foram feridas aproximadamente 104 mil pessoas por artefatos sem detonar.

O governo vietnamita destina a cada anos milhões de dólares à limpeza de campos minados e a busca de projéteis ainda letais.

Os especialistas estimam que levará pelo menos 440 anos e 10 bilhões de dólares remover as bombas que ainda permanecem sem explodir em uma quinta parte do país, a maioria enterradas próximo a meio metro.

Tão somente a província de Quang Tri infectaram 80 por cento de seu território, um problema que atinge a muitos camponeses e desperdiça terreno fértil.

rc/cmv/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário