terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Parlamentares aprovarão hoje a nova Comissão Européia

Bruxelas, 9 fev (Prensa Latina)


 A nova Comissão Européia (CE), presidida pelo português José Manuel Durao Barroso, será ratificada hoje pelo Parlamento Europeu (PE), depois dos 26 candidatos a comissários superar seus respectivos exames.

Dois obstáculos: a ratificação do Tratado de Lisboa por todos os membros da União Européia (UE) e a oposição do PE à primeira candidata búlgara, Rumiana Jeleva, para ocupar a carteira de Ajuda Humanitária, atrasaram a entrada em funcionamento do CE.

Este atraso trouxe consigo demoras na apresentação de várias propostas legislativas, repercutindo nos trabalhos da presidência espanhola da UE.

A respeito, Jerzy Buzek, líder da Eurocâmara, destacou a necessidade de que todas as instituições comecem a trabalhar a toda velocidade para fazer frente à crise econômica e cumprir com as expectativas dos cidadãos.

A investidura do novo Executivo comunitário será um mero trâmite de rotina, ainda que alguns analistas anunciam algumas posições encontradas entre Barroso e os parlamentares que representam aos socialistas e aos Verdes.

O primeiro grupo, que em seu momento reprovou a falta de compromisso político de Barroso, lhe pedirá para colocar acento nas conseqüências sociais da crise; enquanto os Verdes votarão contra pois não aprovam nem a estrutura nem a partilha de cadeiras, além de serem muito críticos com a vice-presidenta do CE, Catherine Asthon.

lgo/npg/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário