sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Começa reunião dos Estados caribenhos centrada no Haiti

Por Alberto Coroa



Cartagena de Índias, Colômbia, 21 jan (Prensa Latina) A XV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros de Relações Exteriores da Associação dos Estados do Caribe (AEC) começará hoje aqui centrada na situação do Haiti, devastado por um forte terremoto há nove dias.



O encontro neste balneário do Caribe colombiano estará presidido pelo chanceler anfitrião, Jaime Bermúdez, onde delgados de 15 países da região analisarão e discutirão sobre o gerenciamento da AEC em assuntos de cooperação, capacitação e segurança e em especial sobre a emergência que se apresenta no Haiti.



A reunião será assistida por uma delegação cubana encabeçada pelo vice-ministro de Relações Exteriores Abelardo Moreno, entre outros servidores públicos, que ontem participaram da reunião preparatória da cúpula desta quinta-feira, que se estenderá até amanhã.



Fontes dessa representação confirmaram à Prensa Latina que no citado dia anterior se examinou com profundidade o tema do Haiti.



Nesse sentido a reunião foi firme ao considerar que a cooperação com essa empobrecida nação caribenha não deve se limitar a colaborar para superar os efeitos do terremoto, mas sim para garantir seu desenvolvimento.



Desta forma, no encontro preparatório saiu a reluzir que da reunião ministerial deve sair um Acordo Especial com medidas concretas a favor do Haiti.



Por outra parte, os representantes dos diferentes países no fórum decidiram propor aos ministros da AEC, que a Nicarágua presida a entidade durante 2010, e que Cuba ocupe uma das vice-presidências do Conselho de Ministros do organismo e encabece seu Comitê Especial de Transportes.



Por sua vez, durante a reunião preparatória produziu-se um importante debate sobre as formas e meios de fortalecer a associação e aumentar sua eficácia e eficiência, em cumprimento da decisão anterior de que dito tema fosse o centro das análises da cúpula.



Por outro lado, para o dia de hoje está previsto que a Colômbia apresente sua proposta em matéria de segurança para a Declaração de Cartagena sobre a Cooperação na área da segurança e a Carta de Compromisso sobre a Capacitação Trabalhista.



A AEC é um mecanismo de cooperação, acordo e integração, que agrupa 25 países do Caribe e fundamentalmente se encarrega de fomentar a colaboração nas esferas de comércio, transporte, turismo e prevenção de risco de desastres naturais entre seus integrantes.



Estes são Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belice, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Guyana, Haiti, Honduras, Jamaica e México.



Além de Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Luzia, San Cristóbal y Nieves, San Vicente e las Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, e Venezuela.



arc/acl/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário