segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALBA com protagonismo especial em Copenhague

Por Fausto Triana, enviado especial



Copenhague, 14 dez (Prensa Latina) A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) terá um protagonismo especial de forma paralela à Cúpula sobre Mudança Climática que concluirá nesta capital na próxima sexta-feira.



Um dia dantes, 17 de dezembro, presidentes da ALBA ou seus representantes de alto nível, animarão uma grande velada convocada no Valby Hallen de Copenhague, para a qual já confirmaram participação mais de 2.300 pessoas.



Vários grupos de solidariedade promovem o evento, entre eles a associação de amizade Dinamarca-Cuba, sendo a cifra de participantes por boletas vendidas com antecipação, disse à Prensa Latina o chileno Waldo Salomón, um dos representantes dos organizadores.



Um cartaz com fotos de todos os presidentes da ALBA, incluído Manuel Zelaya, retirado à força do poder em Honduras por um golpe de Estado, aparece nos documentos de divulgação do encontro, que porá ênfase nos temas do aquecimento global.



Segundo a fonte, os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, confirmaram sua presença, também o chanceler do Equador, Fander Falconí. Espera-se igualmente altos dirigentes dos demais países da ALBA.



"É uma maravilhosa notícia já que a situação na Conferência da ONU (COP15) confirma a necessidade de apoiar os dirigentes políticos que lutam pelo desenvolvimento social e pela justiça", disse Sven-Erik Simonsen, outro dos organizadores.



A ideia é reforçar e demonstrar neste ato solidariedade com a luta anti-imperialista na América Latina, incluída a luta para deter a catástrofe climática e salvar a "Mãe Terra", como expressa Evo Morales, pontualizou.



Simonsen qualificou de escandaloso o comportamento dos países ricos na cúpula climática. "Confirma nossos temores a respeito de como o capitalismo está tratando de não reconhecer sua dívida climática e deseja entregar os países pobres do mundo".



O encontro no Valby Hallen contará também com um espetáculo cultural de corte latino-americano.



rc/ft/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário