segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bolívia anuncia primeiras produções de lítio

La Paz, 14 dez (Prensa Latina)

O governo boliviano anunciou que para abril de 2010 começará a produzir carbonato de lítio na empresa piloto do Salgar de Uyuni, onde se localizam as maiores reservas do mineral na região.



De acordo com o diretor de Planejamento Mineira, Freddy Beltrán, essas entregas se farão experimentando fórmulas descobertas por cientistas bolivianos e japoneses.



Com a finalidade de começar essa produção, o Executivo e especialistas da nação asiática delineam um acordo para a nova etapa do processo de industrialização do mineral, com amplas perspectivas de uso na indústria automotriz.



As empresas japonesas Sumitomo e Mitsubishi participaram desde o ano passado nos estudos de laboratórios da composição dos recursos evaporíticos do Salgar de Uyuni, com a visão específica do lítio.



Também entidades da França (Bolloré), Brasil, Rússia e Surcorea (LG e Kores) se interessaram neste processo.



O litio é utilizado na fabricação de baterias de telefones celulares e câmeras fotográficas, entre outros.



Atualmente trabalha-se no desenvolvimento de baterías para veículos, ante as projeções de diminuição das reservas de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).



O governo boliviano decidiu executar só a industrialização do lítio, até a fabricação de carbonato de lítio, e aceitar a participação de sócios externos ou privados unicamente para desenvolver a indústria das baterias.



Bolívia requererá ao menos de 800 milhões de dólares para industrializar o lítio de Uyuni.



A cifra inclui a empresa industrial, um complexo químico, caminhos e a dotação de gás e eletricidade.



asg/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário