terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uruguai receberá financiamento para projeto de energia solar

Montevidéu, 15 dez (Prensa Latina)


Uruguai receberá um crédito do Japão por 8,2 milhões de dólares para financiar um projeto de geração de energia solar, informou hoje aqui o site da presidência.



O programa inclui a instalação de painéis e transformadores com o propósito de reduzir as emissões de monóxido de carbono e promover o uso e o conhecimento relacionado com energias renováveis.



Um objetivo da nação sul-americana é que nos próximos anos os 15% da energia que se consuma prova de fontes renováveis.



O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e uma comitiva oficial, concluem nesta terça-feira uma visita à nação asiática onde ontem se entrevistou com o imperador Akihito e o premiê, Yukio Hatoyama.



Na reunião com Hatoyama ambas partes lembraram trabalhar para potenciar os intercâmbios comerciais e aunar esforços na luta contra a mudança climática, informou o jornal La República.



Vázquez manifestou o especial interesse do governo de seu país de conseguir ingressar carne vacinada no mercado japonês, venda suspendida no 2000 devido à febre aftosa, afirma a fonte.



O ganhado uruguaio na atualidade está livre dessa doença, acrescenta a República.



Acompanharam ao Chefe de Estado a terras nipônicas os ministros Alvaro García (Economia e Finanças), Raúl Sendic (Indústria, Energia e Mineração) e o Chanceler, Pedro Vaz.



Este constituiu a última viagem oficial ao estrangeiro em exercício da Presidência de Vázquez, quem entregará seu cargo ao presidente eleito, José Mujica, em 1º de março de 2010.



rc/wap/dcp

Vice-primeiro ministro da RPDC recebe a empresários dos EUA



Pyongyang, 15 dez (Prensa Latina) O vice-primeiro ministro da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Ro Tu Chol, sustentou hoje conversas com uma delegação empresarial dos Estados Unidos, segundo grupo de visita no país nesta semana.



A missão está encabeçada pelo presidente de Executivos Empresariais para a Segurança Nacional, Charles Boyd, segundo informam meios de imprensa locais sem informar mais detalhes.



Também nesta jornada partiu de aqui uma delegação do Grupo RPDC-Estados Unidos para a ciência, dirigida pelo presidente da Associação para o Avanço da Ciência, Peter Agre, depois de concluir uma estância de cinco dias.



Os seis integrantes viajaram a esta capital com vistas a explorar futuras possibilidades de cooperação em vários campos.



rc/lam/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário