Montevidéu, 15 dez (Prensa Latina)
Uruguai receberá um crédito do Japão por 8,2 milhões de dólares para financiar um projeto de geração de energia solar, informou hoje aqui o site da presidência.
O programa inclui a instalação de painéis e transformadores com o propósito de reduzir as emissões de monóxido de carbono e promover o uso e o conhecimento relacionado com energias renováveis.
Um objetivo da nação sul-americana é que nos próximos anos os 15% da energia que se consuma prova de fontes renováveis.
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e uma comitiva oficial, concluem nesta terça-feira uma visita à nação asiática onde ontem se entrevistou com o imperador Akihito e o premiê, Yukio Hatoyama.
Na reunião com Hatoyama ambas partes lembraram trabalhar para potenciar os intercâmbios comerciais e aunar esforços na luta contra a mudança climática, informou o jornal La República.
Vázquez manifestou o especial interesse do governo de seu país de conseguir ingressar carne vacinada no mercado japonês, venda suspendida no 2000 devido à febre aftosa, afirma a fonte.
O ganhado uruguaio na atualidade está livre dessa doença, acrescenta a República.
Acompanharam ao Chefe de Estado a terras nipônicas os ministros Alvaro García (Economia e Finanças), Raúl Sendic (Indústria, Energia e Mineração) e o Chanceler, Pedro Vaz.
Este constituiu a última viagem oficial ao estrangeiro em exercício da Presidência de Vázquez, quem entregará seu cargo ao presidente eleito, José Mujica, em 1º de março de 2010.
rc/wap/dcp
Vice-primeiro ministro da RPDC recebe a empresários dos EUA
Pyongyang, 15 dez (Prensa Latina) O vice-primeiro ministro da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Ro Tu Chol, sustentou hoje conversas com uma delegação empresarial dos Estados Unidos, segundo grupo de visita no país nesta semana.
A missão está encabeçada pelo presidente de Executivos Empresariais para a Segurança Nacional, Charles Boyd, segundo informam meios de imprensa locais sem informar mais detalhes.
Também nesta jornada partiu de aqui uma delegação do Grupo RPDC-Estados Unidos para a ciência, dirigida pelo presidente da Associação para o Avanço da Ciência, Peter Agre, depois de concluir uma estância de cinco dias.
Os seis integrantes viajaram a esta capital com vistas a explorar futuras possibilidades de cooperação em vários campos.
rc/lam/dcp
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário