segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Japão anunciará política sobre transferência de base dos EUA

Tóquio, 14 dez (Prensa Latina)


O governo japonês anunciará proximamente sua política sobre a transferência de uma base estadunidense em Okinawa, adiantou hoje o premiê Yukio Hatoyama, a quem a Casa Branca pressiona por uma decisão a respeito.



Fixarei a política do governo cedo e o farei consultando aos ministros de meu gabinete, disse Hatoyama, mas sem dar uma data.



O tema tensiona as relações entre Washington e Tóquio desde a chegada do novo governo ao poder em setembro passado, ante a promessa do Partido Democrático do Japão de revisar um plano lembrado pelo Liberal Democrático sobre a relocalização da base de Futemma, na ilha de Okinawa.



Segundo o pacto, a instalação deve ser transferia para 2014 de Ginowan a Nago, de menor densidade populacional.



Os dois países criaram um grupo de trabalho para tratar de resolver o conflito o antes possível, mas apesar das reuniões sustentadas com esse fim, a solução segue pendente.



Tal situação já causa problemas na coalizão dirigente, integrada também pelos partidos Novo Popular e Social Democrata. Essa última formação, oposta ao referido plano lembrado com Estados Unidos, ameaçou com abandonar a aliança se o governo decide manter a base de Futemma em Okinawa.



A revisão do acordo busca aliviar o peso que para a população representa a presença militar norte-americana no território, apreciável na contaminação ambiental e delitos cometidos por soldados do Pentágono, entre outros problemas.



ocs/lam/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário