segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Venezuela realizou III Encontro de infocentros nesta semana

Por Randy Saborit Mora



Caracas, 12 dez (Prensa Latina) Centenas de delegados da Venezuela e uma dezena do Equador, Cuba, Peru, Chile e República Dominicana trocaram idéias esta semana durante o III Encontro de Experiências comunitárias de Infocentros.



No marco do encontro, o governo venezuelano inaugurou nesta quarta-feira o infocentro número 663 no Núcleo de Desenvolvimento Endógeno (NUDE) Fabricio Ojeda, no setor Gramoven de Catia, ao oeste de Caracas.



A presidenta do Infocentro, Nancy Zambrano, disse à Prensa Latina que o custo de investimento desse infocentro não pasou de 50 mil bolívares (23 mil 255 dólares) porque o local construído foi dado.



Contudo, Zambrano indicou que construir um infocentro sem ter o local pode custar até uns 220 mil bolívares (102 mil 325 dólares), do contrário variam entre 40 mil e 150 mil bolívares (18 mil 604 a 69 mil 767 dólares).



Atualmente estamos em 80 por cento dos 335 municípios, os maiores contam com vários, mas o objetivo é chegar a todos, manifestou.



A funcionária indicou que somam 58 jornais digitais no nosso portal

(http://www.infocentro.net.ve) de todos os estados, inclusive tem uns feitos por comunidades camponesas.



Também disse à direção que existem 160 sítios web realizados nos infocentros.

Isso, destacou, é o que se chama participação protagônica, que não deve ser um slogan senão uma realidade.



Por sua parte Cuba expôs nesse encontro os resultados de 22 anos de existência dos Clube Jovem de Computação e Electrônica, uma rede de centros tecnológicos.



Ángel Rodríguez, diretor dos Clube Jovem de Villa Clara, indicou que na ilha caribenha existem 600 centros desse tipo distribuídos em comunidades dos 169 municípios do país.



Recordou que o primeiro Clube Jovem foi fundado em 1987 pelo líder da Revolução cubana, Fidel Castro.



Por sua parte Carlos Manol Ortega, diretor do Clube Jovem de Havana, explicou que esses espaços tem o propósito de instruir as comunidades sobre o uso das novas tecnologias portanto são dados cursos que vão desde os básicos até os de aprofundamento.



Enquanto isso, Viviano Moyano, diretor do Clube Jovem de Ciego de Ávila, qualificou como um tema essencial a produção de softwares educativos, uns dos quais está referido ao resgate das histórias locais.



Em 2007 é criada a Fundação Infocentro instituída por Decreto Presidencial, publicado na Gazeta Oficial neste mesmo ano.



Os infocentros são espaços sócio tecnológicos que impulsionam encontros comunitários para o exercício da democracia participativa onde se promove a organização social e a apropriação do conhecimento.



lgo/rsm/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário