sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Brasil assume nova compra de gás natural boliviano

La Paz,17 dez (Prensa Latina)

As estatais Yacimientos Petrolíferos Promotores Bolivianos (YPFB) e a brasileira Petrobras assinarão amanhã um novo acordo sobre o compra de gás natural que permitirá a Bolívia receber, até 2019, pelo menos mil 200 milhões de dólares adicionais.

De acordo com Carlos Villegas, presidente de YPFB, a aquisição pela vizinha nação do chamado gás rico permitirá que esse montante seja ampliado em até dois mil 160 milhões.

Villegas viajou nesta quinta-feira a Brasília para assistir à assinatura desses acordos que também possibilitam a valoração das chamadas frações líquidas do gás natural exportado (propano, butano e gasolina natural), uma cooperação avaliada através da Ata de Brasília assinada em 14 de fevereiro de 2007 pelos presidentes Evo Morales e Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse convênio, Brasil comprometia-se a pagar mais pelos líquidos com uma margem de montante entre 100 e 180 milhões de dólares por ano do gerenciamento 2007 até a finalização do contrato em 2019, o que não se cumpriu até agora.

A estatal boliviana anunciou que o presidente executivo de YPFB, Carlos Villegas, estará nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para formalizar o pagamento mediante a assinatura do adendo com seu similar de Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Petrobras tem previsto pagar, de acordo com a versão de YPFB, as primeiras oito faturas, correspondentes ao gerenciamento 2007, em um prazo de 30 dias, uma vez assinado o adendo e um acordo de intercâmbio de volumes.

A YPFB informou, em uma nota de imprensa, que a atualização do procedimento contempla também a construção de uma Planta de Extração de Liquefeitos de Rio Grande.

A estatal petroleira acrescentou que os recursos a ser obtidos por este conceito serão investidos por YPFB para fortalecer os planos de desenvolvimento e expansão da indústria petroleira nacional.

Desde 1999, Bolívia exporta ao Brasil um máximo de 31 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

rc/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário