segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Destaca jornal uruguaio heroica resistência do povo cubano

Montevidéu, 14 dez (Prensa Latina)


Sob o título Cuba debate a fundo para resistir melhor, o jornal uruguaio La República destaca hoje em sua seção editorial a resistência do povo cubano.



O comentário, assinado por Gustavo González, afirma que caminhar pelas ruas havaneras por onde vive o povo e suas organizações, apresenta uma ideia clara de como continua resistindo esse heroico povo. "Poucos, muito poucos são os povos que discutem tanto como o faz o povo cubano, mas também são em temas que causam atenção", indica o escrito.



Localiza entre essas temáticas a cúpula da mudança climática em Copenhague, os triunfos de Evo Morales (Bolívia) e José Mujica (Uruguai), problemas da moradia e se a economia vai bem ou não.



"Esta é a verdadeira Cuba, a que não é perfeita, a que tem defeitos, mas a que o povo consciente de seu papel debate e constrói as saídas aos problemas, sempre de uma visão revolucionária e socialista", acrescenta.



Destaca que esse é o país com mais de 20 mil médicos em vários países do continente e uma cifra superior a 10 mil professores alfabetizadores solidários com os povos que tanto precisam.



"É a que resiste há 50 anos a um bloqueio selvagem, é a que sua população passa necessidades, é verdadeiro, mas com uma dignidade imbatível, é a que tentou e continua tentando mudar o mundo, lutar passe o que passe contra o império e seus fantoches".



Em outra de suas partes, aponta que a maior das Antilhas suporta a agressão dos meios de comunicação de massa do mundo.



Imprensa que “acrescenta- cala os subsídios do Estado aos materiais da construção para as moradias populares, à luz e a água, enquanto a educação e a saúde estão absolutamente garantidas para todos.



"A Cuba defende-lha da melhor forma se em todos nossos países do continente se aprofundam as mudanças, se começássemos a discutir efetivamente a solidariedade com a heroica resistência ao bloqueio imperialista", enfatiza.



ocs/wap/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário