segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sesiona em Havana Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela

Havana, 11 dez (Prensa Latina) A X Sessão da Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela iniciou hoje aqui suas sessões com a análise de diversos temas de interesse bilateral, entre eles a educação, cultura, minería e construção.

Ministros, vice-ministros e especialistas de ambos países participam na reunião, que se desenvolverá durante dois dias no Palácio de Convenções desta capital.

A sessão intergovernamental coincide com a VIII Cúpula dos países da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (ALBA), que nesta sexta-feira começou aqui em nível de especialistas.

Em breves declarações à imprensa, o ministro venezuelano de Educação, Héctor Navarro, destacou que graças aos programas de alfabetização da ALBA Bolívia, Nicarágua e Venezuela são hoje territórios livres de analfabetismo.

Explicou Navarro que nesta reunião se busca avançar em vários projetos granacionais da ALBA, entre eles a identificação de elementos comuns que possam ser usados em todos os membros desse mecanismo integracionista.

"Na Venezuela temos a disposição da ALBA o satélite Simón Bolívar para ser usado por todos nossos países. Cuba, por sua vez, tem uma grande experiência em alfabetização e também no tema de audiovisuais e novas tecnologias", disse.

Afirmou que pondo a disposição todas estas vantagens podemos lhe dar solução aos problemas de nossos povos.

Por sua vez, o ministro de Educação Superior de Cuba, Miguel Díaz Canel, declarou que dentro dos temas prioritarios deste encontro está a integração de um grupo de centros de estudo de diferentes países em uma rede de universidades da ALBA.

A reunião sucede à IX Comissão Intergovernamental, celebrada em Caracas em dezembro de 2008, onde se deu seguimento ao Convênio Integral de Cooperação assinado pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o presidente de Venezuela, Hugo Chávez, em outubro de 2000.

et/car/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário