sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Governo do Equador anuncia distribuição de terras a camponeses

Quito, 18 dez (Prensa Latina)


O governo do Equador anunciou que no próximo domingo entregará garantias de posse de uns 12 mil hectares de terras ociosas a 1.850 famílias camponesas, para que as trabalhem, em um processo que faz parte do denominado Plano Terra.



"Isto significa o início real de um plano de redistribuição de terras, que tanta necessidade tem de realizar no país", assegurou à imprensa o ministro de Agricultura, Pecuária, Aqüicultura e Pesca (MAGAP), Ramón Espinel.



O processo, explicou Espinel, começará com a entrega de uma grande fazenda localizada na província costeira de Esmeraldas (ao noroeste do país) que pertencia ao avariado banco Filanbanco, agora em mãos da estatal Agência de Garantia de Depósitos (AGD).



Trata-se da fazenda El Timbre, de uns mil hectares, que será oferecida a camponeses para que produzam, com assessoria, créditos macios e um acompanhamento do governo.



No Equador, segundo dados de um último censo, existe uma altíssima concentração de terras cultiváveis em poucas mãos, pelo que o Plano Terra "permite saldar uma dívida histórica" com camponeses pobres e tradicionalmente esquecidos pelo Estado.



"Em três meses entregaram-se cerca de sete mil títulos de propriedade e estão por entregar-se 12 mais mil", acrescentou o ministro, e acrescentou que mais de 50 mil hectares podem entrar no processo de regularização de títulos em favor dos camponeses que as trabalham.



O próximo dia 22 está prevista a visita e percurso dos técnicos das entidades envolvesses ao prédio San Esteban, localizado na esquina Cayambe, a fim de preparar a posterior entrega de 300 hectares a 110 famílias camponesas da zona.



Ao Plano Terras se somará o prédio San Antonio de Valencia, localizado na esquina Mejía, província de Pichincha, que esteve em litigio por 22 anos e agora, por decisão política do atual governo, se reverte para beneficiar a centenas de famílias.



ocs/prl/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário