segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Qualificam Seregni símbolo unitário da esquerda uruguaia

Montevidéu, 14 dez (Prensa Latina)

O presidente eleito uruguaio, José Mujica, qualificou a Líber Seregni de símbolo da unidade da esquerda que soube, disse, que os povos da América são um farrapo da história quando estão pulverizados.



Mujica falou no ato de recordação do 93 aniversário do fundador da Frente Ampla (FA) celebrado na Praça homônima, informa hoje o Jornal La República.



Descreveu a Seregni não somente como frenteamplista "porque os grandes homens não têm divisa, são o exemplo da nação, estão semeados para todo o país. É propriedade desta nação. Um valor desta nação".



As filhas de Seregni, Bethel e Gissel, assistiram à homenagem, não sua viúva, Lili Llerena, que enviou uma carta de saudação lida ao público na qual reivindica a permanência do pensamento do falecido líder político.



Em sua missiva, escreveu que o general "estaria feliz de estar aqui, mais não se preocupem porque se de algo estou segura é de que está aqui, conosco, desfrutando deste dia e do novo triunfo de nossa Frente Ampla".



Seregni (1916-2004) foi um militar e político uruguaio, aderente ao Partido Colorado (PC) sob cujo governo desenvolveu seu exitosa carreira militar até 1968 em que se aposentou.



Conhecido como "O general do povo", em 1971 se separou do PC e participou na fundação da FA. Em l5 de fevereiro de 1996 em um discurso público, renunciou a sua presidência.



Em 2003, durante o IV Congresso da coalizão de esquerda, anunciou sua aposentadoria da política ativa e em 2004 deu seu último discurso no Paraninfo da Universidade da República, considerado como seu testamento político.



Seregni faleceu em 31 de julho de 2004, três meses antes da primeira vitória nas urnas da FA.



ocs/wap/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário