sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RPDC ratifica a ampliação de seus vínculos com Cuba

Pyongyang, 18 dez (Prensa Latina)



A República Popular Democrática da Coréia (RPDC) ratificou hoje em voz do vice-presidente do Presidium da Assembléia Popular Suprema, Yang Hyong Sop, sua posição de seguir consolidando as relações de amizade e cooperação com Cuba.



Durante um ato pelo 51º aniversário do Triunfo da Revolução cubana, organizado pela embaixada do país caribenho nesta capital, Yang expressou a convicção de que "estes tradicionais vínculos se fortalecerão e desenvolverão".



"Ratificou a invariável posição do Partido do Trabalho da Coréia (PTC) e o governo da RPDC de consolidar constantemente as relações de amizade e cooperação entre ambos países", afirmou.



Por sua vez, o embaixador cubano José Manuel Galego Montano referiu-se à longa luta livrada pelo povo da ilha para conseguir sua verdadeira independência.



Sublinhou que apesar do bloqueio e o terrorismo midiático, econômico, comercial e bacteriológico que tem enfrentado o país, Cuba atingiu grandes sucessos na educação, cultura, saúde pública e outros ramos. Agradeceu ao povo coreano por seu ativo respaldo a essa luta e desejou-lhe sucessos econômicos e paz duradoura no futuro.



Também ressaltou o significado da celebração no próximo ano do 50º aniversário destes vínculos especiais de solidariedade, inspirados na amizade entre Fidel Castro e Kim Il Sung.



À cerimônia assistiram ademais o Ministro de Educação e presidente do Comitê Coreano de Solidariedade com Cuba, Kim Yong Jin, o ministro de Comércio Exterior, Ly Ryong Nam, e a presidenta do Comitê Coreano de Relações Culturais com o Estrangeiro, Kim Jong Suk.



Igualmente participaram Che Han Chun, vice-presidente dos Sindicatos do país e presidente do Comitê pela Libertação dos Cinco, bem como outras autoridades do PTC, as Forças Armadas, a chancelaria, representantes do corpo diplomático e organismos internacionais acreditados neste país.



Pela ocasião projetou-se o documentário Ode à Revolução, do realizador Roberto Chile.



Também ficou inaugurada uma exposição de cartazes sobre Cuba, as lutas contra o bloqueio e pela libertação de cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos e o 50º aniversário de vínculos com a RPDC, em agosto do 2010.



ocs/tjv/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário