segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Venezuelanos celebram primeira década de Constituição Bolivariana

Caracas, 14 dez (Prensa Latina) Comunidades venezuelanas celebrarão hoje a primeira década de vigência da Constituição Bolivariana, a apenas 24 horas do aniversário de uma carta magna que garante a inclusão social e a democracia participativa.



Entre as atividades destaca-se a instalação a nível nacional de acampamentos constituintes e a realização de rodas de imprensa.



Ambos os espaços representam a oportunidade de debater sobre benefícios e questões pendentes da lei de leis promovida pelo presidente Hugo Chávez desde sua chegada ao poder em fevereiro de 1999.



Por sua vez, o Partido Socialista Unido da Venezuela ajusta detalhes para uma grande mobilização popular nesta capital.



De acordo com o dirigente do bloco político Darío Vivas, os participantes na marcha chegarão até a Assembleia Nacional, onde ocorrerá o ato central.



O povo revolucionário se mobilizará amanhã para recordar a aprovação da atual carta magna, assegurou.



Quase cinco milhões de venezuelanos foram às urnas no dia 15 de dezembro de 1999 para decidir em um referendo constituinte se aceitavam ou não a mudança proposta por Chávez.



A opção Sim obteve uma aplastante vitória, ao respaldá-la 71,8 por cento dos votantes (mais de 3,3 milhões de pessoas).



Destacam entre as contribuições da nova lei suprema o reconhecimento dos direitos indígenas e ambientais, a reorganização dos poderes públicos e a introdução do referendo revocatório.



ocs/wmr/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário