segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cuba e Venezuela

Raúl Castro: Cuba e Venezuela têm o dever de resistir








HAVANA, Cuba, 13 dez (ACN) “Cuba e Venezuela têm o dever de resistir, é um compromisso com a nossa história, Bolívar e Martí, com os povos da nossa América”, afirmou Raúl Castro, presidente cubano, ao encerrar neste sábado a X sessão do Comitê Intergovernamental Cuba-Venezuela, celebrada nestes dois dias.







Para o líder cubano a assinatura dos 258 novos acordos, com monto de uns 3 bilhões de dólares, é um patamar qualitativamente superior nas relações dos dois países, que não apenas visam desenvolvimento econômico, mas buscam sua transcendência social. É uma maneira nova e concreta de expressar as aspirações da unidade e integração entre os povos, explicou. Portanto, o trabalho deverá ser mais intenso daqui para frente.







Raúl disse que a Venezuela agora é o principal parceiro comercial de Cuba, resultado que foi possível pelo papel das missões sociais, modelo inédito de justiça social em favor dos mais carentes, que hoje se estende a outros povos da América Latina e o Caribe.







O presidente cubano considera que só a colaboração conjunta é capaz de atenuar os efeitos negativos da atual crise econômica global. E ainda, que hoje mais que nunca o projeto comum está ameaçado pelo imperialismo e para reforçar essa idéia citou o líder da Revolução que o disse em uma de suas recentes Reflexões.







A Venezuela, seu povo e o presidente Chávez em pessoa, têm demonstrado de forma evidente sua solidariedade a Cuba. Nunca esqueceremos, disse ele, a assistência generosa e decisiva fornecida ao nosso país a poucas horas dos três furacões que afetaram Cuba no decurso de poucas semanas no ano passado.







No mundo de hoje, os desafios para a sobrevivência humana, disse Raul, são imensos. Também o será nossa epopéia para manter viva a esperança.







Recordemos que o último dia de trabalho da Comissão Intergovernamental dos dois países, contou com a presença do presidente cubano e seu homólogo Hugo Chávez Frias, que chegou a Havana na sexta-feira para a 8ª Cúpula da ALBA, que começou hoje e terminará amanhã.











Cuba e Venezuela reforçam suas revoluções, diz Chávez







HAVANA, Cuba, 13 dez (ACN) Os acordos assinados entre Cuba e Venezuela reforçam as revoluções dos dois países, afirmou o presidente venezuelano Hugo Chávez, em Havana para a 8ª Cúpula da ALBA.







Chávez, encerrou, junto com seu homólogo cubano Raúl Castro Ruz, a X sessão da Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela, celebrada no Palácio de Convenções da capital.







O líder bolivariano felicitou os co-presidentes da Comissão, Ricardo Cabrisas, pela parte cubana e Rafael Ramírez Carreño, pela parte venezuelana, pelo trabalho desempenhado, que derivou na assinatura de documentos de cooperação nos setores da informática e comunicações, indústria básica e açucareira, transportes e outros.







Os acordos incluem uma ata de compromisso para a criação de uma entidade mista sobre nutrição e dois memorandos de entendimento, relativos à aviação civil e a exploração de hidrocarbonetos.







Alegou que a Revolução venezuelana sem a Revolução cubana, não existiria e instou os cubanos e venezuelanos para reforçá-las. E manter a luta contra o imperialismo americano, reiterou.







Agência Cubana de Notícias



www.cubanoticias.ain.cu



ainportugues@ain.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário