segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ampla repercussão na Bolívia de VIII Cúpula ALBA

La Paz, 14 dez (Prensa Latina)
]

Os principais meios jornalísticos de Bolívia refletem momentos da VIII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) que concluirá hoje em Havana. O Jornal Cambio, Rádio Pátria Nova e Bolívia TV, bem como meios estatais dedicam amplos espaços ao discurso do presidente Evo Morales na primeira sessão em nível de chefes de Estado desse mecanismo de integração.



Morales explicou que a ALBA e o Tratado de Comércio dos Povos (TCP) e sua defesa frente ao império é uma necessidade permanente, informa o matutino.



Nesse encontro que também celebra seu primeiro lustro, Morais alertou que Estados Unidos tenta amedrontar às democracias da região, como o caso de Honduras, o que significa também uma advertência do império aos países integrados à ALBA-TCP.



Morales também criticou as bases militares na Colômbia e afirmou que esta situação deve se converter em uma grande bandeira de luta dos povos em defesa da dignidade e a soberania de toda América Latina.



Outros meios como el Diário destacam os acordos do Conselho Ministerial Social da ALBA relacionados com educação.



O jornal informa que um desses compromissos se refere à extensão progressiva dos serviços da "Educação Física e o Desporto para Todos", unido à formação e superação do talento humano para esses fins.



Assim pondera que no âmbito do trabalho, se recomendou cumprir o mandato de celebrar em nível ministerial, a oficina de intercâmbio de experiências para a identificação e coordenação de projetos, a partir do diagnóstico das necessidades de cada país.



Por outra parte, afirmam que no âmbito da temática de gênero, se definiu criar em 17 e 18 de fevereiro do 2010 na Venezuela o Comitê Ministerial de Mulheres e igualdade de oportunidades da ALBA.



ocs/ga/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário