segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Colômbia envia novo contingente de policiais ao Haiti

Bogotá, 14 dez (Prensa Latina)


O governo colombiano enviará nesta semana um novo contingente de policiais ao Haiti para apoiar os trabalhos da MINUSTAH, como se conhece a missão internacional paz de Nações Unidas que opera nesse país caribenho.



Segundo fontes oficiais, trata-se de 10 soldados, com o que já são 37 os polícias colombianos que prestam seu serviço como suporte às tarefas de observação e vigilância no Haiti.



A delegação, além de orientar aos polícias locais, cumprirá turnos de patrulhamentos conjuntos com efetivos dos exércitos do Brasil, Jordânia, Índia, Nepal, Canadá, França e China.



Para isso, conforme com o Ministério de Defesa, os contingentes que integram a missão foram distribuídos nas estações policiais e delegacias existentes ao longo e largo dos 27.750 quilômetros quadrados da nação caribenha.



Entre as atividades que continuarão desenvolvendo os polícias colombianos estão as tarefas de Polícia Comunitária e os operativos relacionados com a prevenção do sequestro, a fim de unificar conceitos e experiências com delegados dos demais países que conformam a MINNUSTAH.



Igualmente, o grupo de Antinarcóticos da missão internacional, em coordenação com a polícia haitiana adianta ações conjuntas em Porto Príncipe e outros lugares da ilha para dar com o paradeiro de narcotraficantes buscados por autoridades nacionais e estrangeiras.



Com isso, sempre de acordo com a fonte, se pretende localizar e impedir o trânsito de substâncias ilícitas que circulam para os mercados dos Estados Unidos, Europa e África ocidental.



No passado 1º de agosto, a Direção Geral da Polícia Nacional enviou ao tenente coronel Santiago Camelo como comandante do Contingente Policial Colombiano, cuja missão começou oficialmente em 18 de setembro de 2006 com a participação de dois oficiais.



Essa participação aumentou-se a partir de 30 de dezembro de 2008, quando sete especialistas em anti-sequestro, antinarcóticos e polícia judicial se integraram à MINNUSTAH.



Em tanto, a deslocação dos 10 soldados colombianos confirma à Polícia Nacional como a de maior participação em número de efetivos dentro da missão das Nações Unidas no Haiti.



asg/acl/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário