Bogotá, 14 dez (Prensa Latina)
O governo colombiano enviará nesta semana um novo contingente de policiais ao Haiti para apoiar os trabalhos da MINUSTAH, como se conhece a missão internacional paz de Nações Unidas que opera nesse país caribenho.
Segundo fontes oficiais, trata-se de 10 soldados, com o que já são 37 os polícias colombianos que prestam seu serviço como suporte às tarefas de observação e vigilância no Haiti.
A delegação, além de orientar aos polícias locais, cumprirá turnos de patrulhamentos conjuntos com efetivos dos exércitos do Brasil, Jordânia, Índia, Nepal, Canadá, França e China.
Para isso, conforme com o Ministério de Defesa, os contingentes que integram a missão foram distribuídos nas estações policiais e delegacias existentes ao longo e largo dos 27.750 quilômetros quadrados da nação caribenha.
Entre as atividades que continuarão desenvolvendo os polícias colombianos estão as tarefas de Polícia Comunitária e os operativos relacionados com a prevenção do sequestro, a fim de unificar conceitos e experiências com delegados dos demais países que conformam a MINNUSTAH.
Igualmente, o grupo de Antinarcóticos da missão internacional, em coordenação com a polícia haitiana adianta ações conjuntas em Porto Príncipe e outros lugares da ilha para dar com o paradeiro de narcotraficantes buscados por autoridades nacionais e estrangeiras.
Com isso, sempre de acordo com a fonte, se pretende localizar e impedir o trânsito de substâncias ilícitas que circulam para os mercados dos Estados Unidos, Europa e África ocidental.
No passado 1º de agosto, a Direção Geral da Polícia Nacional enviou ao tenente coronel Santiago Camelo como comandante do Contingente Policial Colombiano, cuja missão começou oficialmente em 18 de setembro de 2006 com a participação de dois oficiais.
Essa participação aumentou-se a partir de 30 de dezembro de 2008, quando sete especialistas em anti-sequestro, antinarcóticos e polícia judicial se integraram à MINNUSTAH.
Em tanto, a deslocação dos 10 soldados colombianos confirma à Polícia Nacional como a de maior participação em número de efetivos dentro da missão das Nações Unidas no Haiti.
asg/acl/dcp
Criada em Goiás associação de solidariedade a Cuba
-
*Thaís Falone, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Foto:Vinícius Schmidt Santos *
Por Sturt Silva
No último dia 23 de fevereiro, foi...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário