sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

China pede mais sinceridade a países ricos em Copenhague

Beijing, 17 dez (Prensa Latina)


China reiterou hoje seu chamado ao mundo desenvolvido para que mostre maior sinceridade com respeito ao apoio financeiro e tecnológico no confronto da mudança climática.

A porta voz da chancelaria Yiang Yu renovou também o pedido às nações industrializadas para que assumam igual posição sobre as metas de redução de emissões no médio prazo a fim de eliminar as preocupações dos países em desenvolvimento.

Também as exortou a atender as exigências da outra parte com vistas a conseguir resultados positivos na Cúpula da ONU sobre Mudança Climática em Copenhague.

China apoia o sucesso da conferência e realiza esforços com todas as partes com uma atitude positiva, acrescentou a porta-voz, que defendeu por maiores ações para resultados justos e razoáveis.

O gigante asiático está representado no segmento de alto nível de cita-a na capital dinamarquesa pelo premiê Wen Jiabao, que amanhã exporá aspectos da política do governo chinês frente à mudança climática, incluída a cooperação internacional.

Segundo informou-se oficialmente no passado 26 de novembro, este país propõe-se reduzir para 2020 entre 40-45 por cento a intensidade das emissões de dióxido de carbono por unidade de Produto interno bruto com respeito aos níveis de 2005.

China qualifica esse plano, que responde a uma decisão voluntária, de importante contribuição aos esforços da comunidade internacional para combater o aquecimento global.

asg/lam/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário