terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Antiterroristas cubanos agradecem solidariedade de jovens argentinos

Havana, 18 jan (Prensa Latina)

Os cinco antiterroristas cubanos presos há mais de 11 anos nos Estados Unidos agradeceram aos jovens argentinos que escalaram o pico Aconcagua em solidariedade com sua causa.

Em uma mensagem divulgada hoje pelo site Cubadebate, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González expressaram sentir-se profundamente comovidos pelo esforço despregado para vencer essa meta.

Seu exemplo tem multiplicado a solidariedade mundial com nossa causa e o levaremos em nossos corações para enfrentar a injusta prisão a que nos mantêm submetidos, destaca a comunicação.

O texto termina enviando aos argentinos um forte abraço cheio de fraternidade e admiração, e com a frase de Até a vitória sempre, do mítico guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara.

Os cinco, como são conhecidos mundialmente, foram detidos em 12 de setembro de 1998 quando monitoravam as ações terroristas de grupos anticubanos assentados na Flórida, no sul dos Estados Unidos.

Numerosas provas judiciais e o depoimento de altos chefes militares norte-americanos sustentam que eles nunca atentaram contra a segurança desse país.

Apesar da sua declarada inocência e do clamor da comunidade internacional para sua libertação, os antiterroristas cubanos cumprem condenações de15 anos de privação de liberdade até dupla prisão perpétua mais 15 anos.

lma/dsa/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário