domingo, 17 de janeiro de 2010

Ban Ki-Moon viajará amanhã ao Haiti

Nações Unidas, 16 jan (Prensa Latina)


O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, viajará amanhã ao Haiti para tratar de reforçar a quase ultrapassada capacidade da ONU diante do desastre causado nesse país caribenho pelo terremoto da última terça-feira.



O dirigente da organização mundial recebeu ontem uma clara queixa do presidente haitiano, René Preval, sobre a necessidade de coordenar as operações de socorro lançadas desde todos os lugares do mundo.



Três dias após o terremoto de 7,3 graus de intensidade, o presidente da nação devastada considerou que esse é um dos problemas mais importantes deste momento, quando os mortos chegam a centenas de milhares e os prejudicados em milhões.



O terremoto ocasionou a maior tragédia sofrida pela ONU desde sua fundação em 1945, com danos enormes à Missão de Estabilização das Nações Unidas (MINUSTAH), destacada no Haiti desde 2004.



O terremoto deixou o edifício do quartel geral desse contingente em Porto Príncipe em ruínas e desde então o chefe da MINUSTAH e seu segundo na hierarquia, Hedi Annabi (Tunísia) e Luis Carlos da Costa (Brasil), integram a lista de desaparecidos durante o sismo.



Em sua representação, Ban enviou para o Haiti ao guatemalteco Edmond Mulet e ao estadunidense Tony Banbury.



O porta-voz oficial da ONU, Martin Nesirky, confirmou que até agora a quantidade de trabalhadores da organização mortos pelo terremoto no Haiti soma 37, além de 330 desaparecidos.



Um dos falecidos fazia parte da equipe do Programa Mundial de Alimentos e o resto pertencia à MINUSTAH.



Essa força está integrada por uns nove mil militares, policiais e civis da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Canadá, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Peru, França, Guatemala, Paraguai, Rússia e Uruguai, entre outros países.



A ONU lançou ontem um apelo à comunidade internacional para arrecadar 562 milhões de dólares para ajuda de emergência ao país caribenho assolado.



mgt/vc/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário