quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caracas inaugura metro-cabo para bairros populares

Caracas inaugura metro-cabo para bairros populares




Caracas, 20 jan (Prensa Latina)


Caracas pôs em marcha hoje seu sistema de metro-cabo para facilitar o acesso aos bairros populares dos cerros mediante teleféricos, que em sua primeiro seção mobilizará 15 mil pessoas por dia.



O presidente do país, Hugo Chávez, inaugurou a primeira etapa de 1,8 quilômetros com cinco estações que liga o Parque Central com os bairros Fornos de Cal, La Ceiba, El Manguito e San Agustín.



Chávez, quem realizou a primeira viagem do metro-cabo junto a outros membros do governo, ressaltou que a obra é resultado da decisão de pôr ao serviço do povo a tecnologia e os recursos do país provenientes do petróleo.



Ao observar os bairros desde o periférico, Chávez convocou a seus ministros a "transformar agora tudo lá abaixo", em alusão às difíceis condições de vida como resultado da acumulação da pobreza.



Desde aqui - sublinhou- observa-se melhor o drama da pobreza, há que investir muito dinheiro para reabilitar estes bairros.



A obra, com um investimento próximo a 50 milhões de dólares, foi executada pelo ministério de Obras Públicas e Moradia e a empresa brasileira Odebrecht e liga com a linha 2 do Metro de Caracas, mediante a estação Parque Central.



O sistema conta com 54 cabines com capacidade de 10 pessoas que passarão a cada 27 segundos pelas estações, para um percurso de nove minutos aproximadamente.



O metro-cabo de Caracas beneficiará aos habitantes dos cerros que usualmente devem subir escadas durante 40 minutos para chegar até seus lares.



Esta obra é a primeira de seu tipo que se constrói em Venezuela e a segunda na América Latina, depois do sistema similar existente em Medellín, Colômbia.



tgj/Ml/dcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário