segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chávez considera possível distenção em relações com EE.UU.

Caracas, 17 jan (Prensa Latina)


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, considerou hoje provável uma disteção nas relações com Estados Unidos, ainda que advertiu que o aval à investida golpista em Honduras e a instalação de bases norte-americanas na Colômbia complicam a aproximação.



Sim é possível, expôs o mandatário, que recordou seu intercâmbio com o presidente norte-americano, Barack Obama, na Cúpula das Américas, realizada no ano passado em Trinidad e Tobago. De acordo com Chávez, em Porto Espanha ocorreram sinais e gestos positivos que acontecimentos posteriores jogaram por terra.



Nesse sentido mencionou a postura complascente da Casa Branca com raiz do golpe de Estado contra Manuel Zelaya e o estabelecimento em solo colombiano de bases militares do Pentágono.



As boas intenções que pudesse ter Obama ficaram de lado, ainda que se as mantivesse, o mais provável é que império o eliminasse, estimou Chávez no programa "José Vicente hoje" do canal privado Televen.



O palco bilateral sofreu deterioramento nas últimas semanas, depois de várias denúncias da Venezuela pela violação de seu espaço aéreo por aviões de combate norte-americanos procedentes de Curazao.



A passar do complexo panorama bilateral, Chávez informou que faz poucos dias autorizou o vice-cancheler Francisco Arias Cárdenas trocar com emissários de Washington. Eles manifestaram que querem conversar e que não têm planos de agressão contra Venezuela, explicou.



Ao respeito, o governante ratificou a vontade de diálogo do Executivo, mas descartou emitir sinais pelo momento.



Neste momento não tenho previsto um sinal, estamos avaliando, precisou.



asg/wmr

Nenhum comentário:

Postar um comentário