segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Venezuela enviará barcos com alimentos e remédios para o Haiti

Caracas, 18 jan (Prensa Latina)


O governo venezuelano enviará hoje toneladas de alimentos e remédios para auxiliar o povo haitiano depois do terremoto que sacudiu esse país caribenho na terça-feira passada.



O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, em um contato ao vivo com o presidente Hugo Chávez ontem afirmou que nesta segunda-feira sai do país um barco da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).



Maduro agregou durante uma participação no programa Aló Presidente deste domingo, que outros dois navios da Armada Venezuelana sairão com 5.675 toneladas de alimentos que devem partir tanto do Porto da Guaira (estado Vargas) como de Porto Cabello (estado Carabobo), rumo ao Haiti.



Esta seria a ajuda mais importante em alimentos e medicamentos em grande escala, destacou o chefe da diplomacia venezuelana.



Ontem, a Venezuela enviou 14 toneladas de alimentos, medicamentos e água para o empobrecido país do mar do Caribe num avião C-130 comandado pela Força Aérea Venezuelana.



Por sua vez, Chávez chamou ontem seu homólogo estadunidense, Barack Obama, a mandar médicos e verdadeira ajuda humanitária ao Haiti, ao invés de enviar soldados com armamento de guerra a essa nação devastada pelo terremoto.



Em contraste, o dignatário reconheceu que Cuba com suas centenas de médicos está navanguarda da ALBA.



A seu julgamento, a prioridade dever ser atender aos feridos enquanto destacou o trabalho da equipe de saúde cubana, que em Porto Príncipe (capital haitiana) e outras cidades já atenderam milhares de vítimas do terremoto.



Dentro deste contexto, o ministério de Relações Exteriores da Venezuela convocou no dia 13 de janeiro o povo a fazer doações para enviar ao Haiti.



Na sede da chancelaria dispôs-se de um centro de provisão com o propósito de reunir água potável, alimentos não perecíveis, medicamentos, leite em pó, roupas e calçados que possam ser enviados a Porto Príncipe, capital haitiana.



Caracas enviou nesta quarta-feira um primeiro contingente de médicos, pessoal de resgate, militares e bombeiros para pôr à ordem dos servidores públicos haitianos que coordenam os trabalhos de busca e resgate.



Nesse dia, um avião Hércules C-130 partiu desta capital com 49 pessoas a bordo e 14 toneladas entre ferramentas, medicamentos, água potável e alimentos não perecíveis.



lac/rsm/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário