segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Preparam Cúpula Mundial pelo Haiti em Santo Domingo

Santo domingo, 18 jan (Prensa Latina)


Os presidentes haitiano e dominicano, René Preval e Leonel Fernández, e representantes de outros países realizarão hoje aqui uma reunião preparatória da Cúpula Mundial pelo Haiti.



A Direção de Informação, Imprensa e Publicidade da Presidência agregou que à reunião irá a primeira vice-presidenta da Espanha, María Teresa Fernández da Vega, que ontem visitou a vizinha nação.



Fernández da Vega ratificou ontem o compromisso da União Europeia, que a Espanha preside o primeiro semestre do ano, de enviar toda a ajuda possível ao Haiti, devastado por um terremoto na terça-feira passada, dia 12.



O tema central de discussão da reunião será como a cooperação internacional dirigida ao Haiti se converte em um projeto a curto e médio prazo, detalha a nota oficial.



Acrescenta que os alinhamentos gerais desse programa já foram analisados por Fernández, Preval e o premiê do Haiti, Jean Max Bellerive, quando na última quinta-feira o presidente dominicano visitou Porto Príncipe.



Fernández convidou representantes de organismos multilaterais como as Nações Unidas, o Banco Mundial, a Comunidade do Caribe (CARICOM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outras entidades de cooperação regional.



O Presidente dispôs a poucas horas do devastador terremoto o envio imediato de ajuda em alimentos, remédios, cobertores, pessoal e equipes para socorrer às vítimas da tragédia.



A República Dominicana compartilha a ilha A Espanhola com o Haiti e sentiu com força o abalo sísmico, embora sem que se registrassem vítimas nem danos consideráveis.



O terremoto literalmente destroçou a capital haitiana e estimativas das autoridades e organismos de socorro calculam em dezenas de milhares os mortos e cerca de 250 mil os feridos.



lac/rl/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário