terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Elogiam assistência médica cubana no Haiti

Melbourne, 19 jan (Prensa Latina)


 Enquanto milhões de haitianos sofrem e a ajuda internacional demora a chegar aos que precisam dela, 344 profissionais cubanos de saúde socorrem as vítimas do terremoto, ressalta hoje aqui uma carta publicada no diário The Age.



Na mensagem, assinada pela presidenta da Sociedade de Amizade Austrália-Cuba desta cidade, Joan Coxsedge, destaca-se o trabalho de médicos, enfermeiras e técnicos cubanos em um improvisado hospital na capital, Porto Príncipe, totalmente equipado, afirma.



Coxsedge afirma que mais ajuda de Havana vai a caminho para a devastada nação caribenha e recorda que desde 1989 Cuba fornece assistência médica gratuita aos pobres do Haiti.



Trata-se do único serviço sanitário público existente no Haiti, segundo informa em sua carta ao diário, principal do estado de Vitória e de circulação nacional.



Agrega que esse apoio continuou apesar das desordens que seguiram o derrocamento do presidente Jean Bertrand Aristide, quando outros hospitais fecharam e os facultativos abandonaram o país.



Também destaca que apesar do "bloqueio selvagem" imposto pelos Estados Unidos desde 1962, Cuba permite agora a passagem por seu espaço aéreo de aviões estadunidenses para a evacuação médica, com o qual evita a dilação dos 90 minutos que duram os voos da base naval de Guantánamo ao território haitiano.



Joan Coxsegge detalha seguidamente que na atualidade 35 mil médicos cubanos realizam seu trabalho de assistência em 78 países e mesmo assim os Estados Unidos incluiu Cuba em uma recente lista de patrocinadores do terrorismo internacional.



rc/sus/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário