domingo, 17 de janeiro de 2010

Declarado alerta vermelho na Amazônia boliviana frente a severas inundações

La Paz, 16 jan (Prensa Latina)


O Serviço Nacional de Hidrografia Naval (SNHN) boliviano confirmou a declaração de alerta vermelho em rios da Amazônia que transbordaram seus leitos devido às intensas chuvas nessa região e as zonas altas do país.

Segundo informou hoje o diretor dessa unidade de monitoramento, o capitão de navio Jorge Espinoza, nessa situação encontram-se o rio Ichilo, no setor de Porto Villarroel e de toda a região da bacia alta, marcadamente os rios Sajta, Chapare, Chimoré e seus afluentes menores.

Espinosa afirmou que no município de Puerto Villarroel, no departamento [estado] de Cochabamba, o nível de água superou os 30 centímetros em diferentes comunidades, motivo pelo qual foi necessário evacuar moradores assentados nas margens dos rios.

Também estão próximos ao alerta vermelho os cursos d`agua de Beni, Ibare e Mamoré, uma vez que o nível das águas tende a aumentar no setor de Cachuela Esperanza, Puerto Siles e Guayaramerín.

Por sua vez, o responsável pela Área de Risco do governo de Cochabamba, Fernando Fernández, informou que até a data há 7.080 famílias afetadas pelas inundações e pelo transbordamento do rio Ichilo nos municípios de Villa Tunari, San Alberto, Puerto Villarroel e Entre Ríos.

Por essa razão, segundo afirmou Fernández, “declarou-se estado de desastre em algumas regiões e não se descarta a emergência departamental”.

O vice-ministério de Defesa Civil prevê que em 2010 se registrem inundações em 73 municípios dos 9 departamentos do país e que 103.998 famílias sejam atingidas pelo fenômeno climático El Niño e pelas intensas precipitações pluviais.

Segundo a projeção realizada por essa entidade, 55 municípios têm um alto nível de recorrência de inundação, enquanto nos restantes 18 teme-se que aconteça algo similar.



mgt/por/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário