domingo, 17 de janeiro de 2010

Novos bombardeios dos Estados Unidos deixam 11 mortos no Paquistão

Islamabad, 16 jan (Prensa Latina)


Ao menos 11 pessoas morreram em dois bombardeios consecutivos lançados por aviões não tripulados estadunidenses na zona tribal paquistanesa de Waziristão do Norte, próxima à fronteira com o Afeganistão, reportou hoje a imprensa local.



De acordo com o canal de televisão privado Geo News, o primeiro ataque ocorreu ontem à noite contra uma moradia da aldeia de Mir Ali ocupada por supostos insurgentes islâmicos.



Ao menos cinco dos ocupantes da casa faleceram, acrescentou a rede de televisão, depois de apontar que uma hora depois, várias aeronaves teledirigidas operadas pelos Estados Unidos do Afeganistão lançaram mísseis na zona de Shaktoi.



O alvo desse segundo bombardeio foi outro complexo habitacional, onde morreram seis pessoas.



Estados Unidos tem intensificado os ataques com aviões tipo Predator dentro do território paquistanês, onde assegura que se ocultam os insurgentes que resistem às suas tropas de ocupação no Afeganistão.



No que vai de ano, os aviões drones estadunidenses, como também se lhes conhece no jargão militar, realizaram ao menos 10 incursões em Waziristão do Norte, considerado ademais um bastião do movimento Talibã paquistanês.



Há dois dias, o líder do Tehreek-e-Taliban Pakistan, Hakimullah Mehsud, saiu ferido de um desses ataques, que no ano passado deixaram mais de 700 mortos entre a população civil paquistanesa.



O governo do Paquistão tem manifestado em várias ocasiões sua oposição a este tipo de incursões aéreas, por considerá-las uma violação de sua soberania, mas até agora Washington tem feito pouco caso aos protestos de Islamabad.



mgt/nm/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário